Assista aqui! Talk “A arte do cuidado”

Assista aqui! Talk “A arte do cuidado”

Confira na íntegra o debate sobre a importância de cuidar dos acervos como preservação da nossa memória

A arte do cuidado

 

Por muito tempo, nos resignamos a entender o Brasil como um país sem memória e sem respeito à cultura. Os dez grandes incêndios em importantes instituições culturais ocorridos nos últimos dez anos são uma confirmação dessa máxima. Um ano e dois meses após o fogo destruir 90% do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, as promessas governamentais para sua recuperação não saíram do papel. Alguns de nossos melhores quadros de profissionais da arte, entre colecionadores, curadores e gestores, têm mostrado que, para preservar nossa memória, é preciso, além de técnica e recursos, o verdadeiro amor à arte.

Beatriz Yunes Guarita é colecionadora e responsável pela Coleção Ivani e Jorge Yunes. Desenvolve um programa de patrocínios que inclui a Pinacoteca de São Paulo, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Instituto Tomie Ohtake.

Pedro Barbosa é colecionador de arte, membro do Latin America and Caribbean Fund do MoMA de Nova York e membro do Conselho Consultivo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi diretor da Fundação Bienal de São Paulo de 2009 a 2011.

Maria Ignez Mantovani é Professora Dra. em museologia, fundadora e diretora da EXPOMUS, empresa que atua desde 1981 em projetos de natureza museológica no âmbito social, cultural, científico, tecnológico e do meio ambiente.

Ricardo Resende é curador do Museu Bispo do Rosário (RJ) e da Fábrica de Arte Marcos Amaro (Itu, SP) e coordenador do Projeto Leonilson. Tem carreira centrada na área museológica, tendo atuado na direção do Centro de Artes Visuais da Funarte (2009-2010) e do Centro Cultural São Paulo (2010-2013).

Mediação de Luana Fortes. Jornalista e curadora. Repórter da revista seLecT e integrante do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake.

Curadora: seLecT
Local: Espaço Cubo JK – Shopping JK Iguatemi

Rolar para cima