#sextou: confira nossa indicação de exposições e eventos culturais!

#sextou: confira nossa indicação de exposições e eventos culturais!

O artweekendsp traz pela 1ª vez uma lista de mostras de galerias e instituições paulistanas para visitar durante o fim de semana

NAS GALERIAS

11º Salão dos Artistas Sem Galeria

Zipper Galeria
Endereço: R. Estados Unidos, 1494, Jardim Paulista, São Paulo, SP
Em cartaz até o dia 20 de fevereiro

Artistas: Adriano Escanhuela, Aline Chaves, Avilmar Maia, Diego Castro, Fernando Soares, Gustavo Lourenção, Myriam Glatt, Nilda Neves, Rafael Pajé e Rosa Hollmann

“Padrão”, de Cristina Suzuki

Zipper Galeria
Endereço: R. Estados Unidos, 1494, Jardim Paulista, São Paulo, SP
Em cartaz até o dia 20 de fevereiro

Sobre
A mostra individual da artista Cristina Suzuki inaugura a temporada 2020 do programa Zip’Up. Com curadoria de Julia Lima, “Padrão” reúne três séries da artista – “Imprinting” (2019),“Novos e Velhos Clichês para Era Contemporânea” (2011-2019) e “Coleção de Verão Para Panos de Chão” (2016) – que refletem sobre a repetição e a reprodutibilidade como meios criadores de novas poéticas visuais.


“Canastra da Emília”, de Arthur Chaves

Galeria Superfície
Endereço: R. Oscar Freire 240, Jardins, São Paulo, SP
Em cartaz até 1 de fevereiro

Sobre
Com texto de Raphael Fonseca, a mostra conta com trabalhos da produção recente de Arthur Chaves. As obras ora apresentadas caminham em uma linha tênue entre instalação, pintura e desenho. Utilizando-se de uma profusão de matérias como o tecido, o plástico e dejetos industriais, as criações de Arthur se encontram no limiar entre o concluído, arrematado, e o processo aberto, em constante transformação.


“Por Ser de Lá”, de Alan Edi

Galeria Superfície
Endereço: R. Oscar Freire 240, Jardins, São Paulo, SP
Em cartaz até 1 de fevereiro

Sobre
Com texto de Ana Maria Maia, a mostra reúne trabalhos de algumas séries desenvolvidas pelo artista ao longo dos últimos anos, nas quais se debruça sobre a música popular nordestina.

“A visita de Max Bill”, de Fernanda Figueiredo

Galeria Kogan Amaro
Endereço: Alameda Franca, 1054, Jardim Paulista, São Paulo, SP
Em cartaz até 8 de fevereiro

Sobre
O duo Tangerina Bruno, formado pelos irmãos Leticia e Cirillo, realiza exposição com curadoria de Ana Carolina Ralston.
Cada obra recebe meses ou até anos das mentes e punhos da dupla nascida em Porto Ferreira, interior de São Paulo. Debruçados ora simultaneamente ora alternados na tela, fortalecem sua própria história em uma mistura inebriante de funções e talentos. Se Leticia traz nas mãos a precisão do hiperrealismo em retratos e autorretratos dos próprios irmãos, Cirillo trabalha a estamparia da produção, que reverberam e atestam as ideias centrais das obras. A empreitada exige as quatro mãos e as duas mentes dos artistas que se transformam em um terceiro elemento, vivo, dono de novas ideias, que produz, pinta e reconta as experiências vividas pela dupla.

“Estados Cotidianos”, de Tangerina Bruno

Galeria Kogan Amaro
Endereço: Alameda Franca, 1054, Jardim Paulista, São Paulo, SP
Em cartaz até 8 de fevereiro

Sobre
Fernanda Figueiredo realiza individual com curadoria de Ana Carolina Ralston. A artista prioriza o desenho e a pintura como meios de produção e explora o exotismo tropical e o papel da pintura nas teorias pós-coloniais latino-americanas.

NAS INSTITUIÇÕES

“Limiares”, de Regina Silveira

na inauguração da nova sede do Paço das Artes
Endereço: Rua Albuquerque Lins, 1345
Abertura: 25/02, às 14h
Em cartaz até 10 de maio

Sobre
Completando as comemorações do aniversário da cidade de São Paulo, o Paço das Artes inaugura sua sede definitiva no dia 25 de janeiro, no antigo casarão Nhonhô Magalhães, e inicia a temporada de exposições do novo local com individual inédita de Regina Silveira (artista representada por Luciana Brito Galeria). A instituição ressalta que a escolha por uma artista do sexo feminino faz parte de uma visão e estratégia curatorial que sempre considerou e contemplou a representatividade das mulheres no campo das artes.
Permanecendo em cartaz até o dia 10 de maio, “Limiares” tem curadoria de Priscila Arantes, diretora da instituição, que escolheu o nome da exposição não somente por conta da obra “Limiar”, mas também pela simbologia do significado da palavra, que remete à idéias de começo, de estágios iniciais, como a ocasião especial de inauguração da nova e definitiva sede.

“Entrevendo – Cildo Meireles”

Sesc Pompeia
Endereço: R. Clélia, 93 – Água Branca, São Paulo – SP
Em cartaz até o dia 02/02

Sobre
A mostra abrangerá obras e projetos desde o início de sua produção, nos anos 1960, até os dias atuais, em diferentes linguagens artísticas e meios de expressão. A equipe da ação educativa está à disposição para dialogar com o público nos espaços expositivos.

Rolar para cima